top of page

BIOGRAFIA

RUBENS JOSÉ VERVLOET GOMES, filho caçula de José Joaquim Gomes e Eugênia Vervloet, que se casaram no dia 7 de setembro de 1901 em Santa Teresa, morreu na noite de 31 de agosto de 2007. Professor, advogado, economista, político e diretor de colégio Rubens José Vervloet Gomes, nasceu a 23 de setembro de 1921. Foi candidato a prefeito de Vitória pelo PTB em 1958 e a governador do Espírito Santo pelo PDT em 1986.
 
Rubens José Vervloet Gomes, legenda da resistência à ditadura, político, economista, advogado e professor, morreu aos 85 anos no dia 31 de agosto de 2007, 23 dias antes de completar mais um ano de vida. Ele nasceu na data de 23 de setembro de 1921, em Vitória, na Ladeira da Matriz (hoje Cerqueira Lima), na Cidade Alta, no coração de Vitória, na casa que foi demolida para a construção do Hotel Majestic por seus pais, inaugurado em 1926. Com uma trajetória marcante na vida político-social do Estado, foi um dos políticos mais perseguidos pelo golpe militar de 64 no Espírito Santo, presidente de honra do PDT capixaba e candidato a governador pela legenda em 1986, tendo coordenado a campanha de Leonel Brizola à Presidência da República no Espírito Santo em 1989. A militância política começou quando ele foi candidato a prefeito de Vitória pelo PTB em 1958 e Jango Goulart - então ministro do Trabalho - veio a um de seus comícios no final da campanha. Depois, em 1960, coordenou a campanha das Mãos Limpas e presidiu o Movimento Trabalhista Renovador no Estado, liderado nacionalmente pelo gaúcho Fernando Ferrari candidato a vice-presidente da República mais votado em Vitória naquela eleição. Em 1962, foi candidato a deputado federal na coligação do MTR com o PSD, depois de ter presidido a Caixa Econômica Federal no ES durante os sete meses do governo Jânio Quadros. Dentre as causas populares com as quais se envolveu, está a campanha O Petróleo é Nosso, pela encampação da Bond & Share (que era concessionária de energia elétrica inglesa, nacionalizada com o nome de Excelsa anos depois). No dia do golpe de 1º de abril de 1964, estava na manifestação que apoiou a legalidade e lhe valeu alguns meses preso no quartel do Corpo de Bombeiros em Vitória. Depois foi preso novamente no dia da decretação do AI-5. Na noite dos 13 de dezembro de 1968 ocorreu a formatura da turma de Economia da Ufes. Rubens José Vervloet Gomes foi o orador da turma que havia escolhido D. Helder Câmara paraninfo. O arcebispo desembarcou em Vitória, mas foi impedido de comparecer à cerimônia no Cine Juparanã, onde Rubens José Vervloet Gomes foi o único orador, saindo da solenidade preso pela Polícia Federal. Além disso, enfrentou processo na Auditoria da Aeronáutica juntamente com outros capixabas perseguidos pelo regime de exceção. Lutou pela anistia e somente depois do retorno dos cassados e exilados retornou à política, filiando-se ao PDT.
 
A trajetória de vida de Rubens José Vervloet Gomes inclui ainda sua passagem como presidente do Santo Antonio Futebol Clube, de 1953 a 1957 - quando o clube foi tricampeão capixaba e construiu o Estádio Rubens Gomes, inaugurado quando o clube era presidido por Antonio Cruz em setembro de 1958, pelo Botafogo de Garrincha, Didi, Zagalo e Nilton Santos, que haviam acabado de conquistar a primeira Copa do Mundo para o Brasil. Voltou a presidir o Santo Antonio na conquista do bicampeonato em 1960 e 1961 em histórica decisão com o Rio Branco no Estádio Rubens Gomes. Ele foi também o presidente da Federação do Comércio que construiu o Sesc da Praça Misael Pena, no Parque Moscoso, em Vitória, onde foi pioneiro no ensino profissionalizante. Em 1966, fundou o Colégio Brasileiro no prédio onde seu pai havia construído o Hotel Majestic em 1926 e formou mais de 30 mil alunos em seus cursos profissionalizantes, até encerrar as atividades educacionais em 1996, ano em que começou a enfermidade que acabou vitimando-o em 31 de agosto de 2007, no Hospital Cias-Unimed. Seu comparecimento a uma das sessões da Comissão da Assembléia Legislativa presidida pelo deputado Cláudio Vereza, que resgatou as vítimas da repressão pelo regime militar no Estado em 1996, foi seu último ato político. Ao sepultamento, no Cemitério de Santo Antônio, em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo/Brasil, no mesmo jazigo onde estão seus pais e irmãos, compareceu inúmeras autoridades estaduais, parlamentares, secretários de Estado, ex-colegas de colégio e faculdade, jogadores do Santo Antonio Futebol Clube, ex-alunos e professores do Colégio Brasileiro.
 
O sepultamento do professor Rubens José Vervloet Gomes ocorreu às 17 horas do dia 01 DE SETEMBRO DE 2007. Com quatro de seus filhos, Rubens José Vervloet Gomes criou o Centro Educacional Brasileiro, que desde 2002 está transformando o prédio do antigo Hotel Majestic em centro cultural na Cidade Alta, em Vitória, com apoio do governo estadual e prefeitura de Vitória (Lei Rubem Braga).
 
Texto de Rubens Manoel Câmara Gomes
 
MAIORES INFORMAÇÕES:
 
Centro Educacional Brasileiro/Centro Cultural Majestic Rua Dionísio Rosendo, 91 - Centro - Vitória - ES - 29.010-100 Tel. (27) 3222-5984.
Nossa filosofia

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página.

Nossa história

Sou um parágrafo. Clique aqui para me editar e adicionar seu texto. É fácil! Basta clicar em "Editar Texto" ou clicar duas vezes sobre mim e você poderá adicionar seu conteúdo e trocar fontes. Você pode arrastar e soltar-me em qualquer lugar de sua página.

bottom of page